terça-feira, 27 de dezembro de 2011

Por que alguns pássaros voam em formação?

Certa vez, em uma empresa que trabalhei, recebi em uma circular interna uma mensagem, daquelas que lemos e devido à inexperiência não nos importa, não nos toca.


A mensagem falava da formação em V do vôo de alguns pássaros, que ao voarem de forma sincronizada, alcançando tal formação, conseguiam mais velocidade e alcançando distâncias maiores. Desta forma, a formação em V do vôo desses pássaros ajudavam o bando, garantindo maior sobrevivência.
A idéia da mensagem era comparar o vôo dos gansos ao trabalho em equipe. Que sozinho o pássaro não teria eficiência e tampouco alçaria grandes vôos, concluindo-se ainda que caminhar na mesma direção,  com apoio mútuo, objetivando um bem comum, resultará em sucesso.

Atualmente concluo que sem apoio não chegamos em lugar algum e que precisamos de ajuda e igualmente precisamos ajudar. 

Recebi um e-mail lindo da minha amiga Rebecca da Hora, que dentre outras mensagens me agradecia por tê-la ajudado, quando na verdade só retribui sua ajuda de tantos meses.  

Esse post serve para agradecer a ajuda de algumas pessoas especiais e suas palavras precisas e gestos de solidariedade e respeito. Denyse Matheus, Fabiana Brollo, Lidia Marina, Meliny Anne Cutrim, Michelle de Mentzingen Gomes, e Regina Almeida.

Lembrei dessa mensagem e resolvi compartilhar.

 


Por que alguns pássaros voam em formação?
 
por Fred Linardi


Voar em bando e de modo organizado é uma estratégia das aves migratórias para gastar menos energia e cobrir distâncias maiores. Esses vôos são comuns entre pássaros grandes, como gansos e cisnes, e aves marinhas, como biguá e pelicano. A economia de energia é tanta que, ao fim da jornada, os pássaros chegam até 70% mais longe do que se voassem desordenados. O posicionamento também ajuda para que as aves se vigiem, já que nenhuma sai da vista da outra. "Outro diferencial para aves que migram em conjunto, mesmo fora de formação, é a questão da sobrevivência. Quando em grupo, elas estão mais protegidas de predadores, que ficam confusos ao atacar uma ave e causar uma revoada das outras ao redor", explica Roberto Cavalcanti, do departamento de zoologia da Universidade de Brasília (UnB).
Fonte: 

DANGUI, Diego. Vídeo Conquistando o impossível. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=cMekP6Jm_lY Acesso em 27.12.2011

LINARDI, Fred. Por que alguns pássaros voam em formação? Disponível em: http://mundoestranho.abril.com.br/materia/por-que-alguns-passaros-voam-em-formacao Acesso em 27.12.2011


Um comentário:

  1. Me sinto tão lisonjeada e privilegiada por todo o seu carinho, sua amizade! Obrigada por sempre se lembrar de mim! Um beijo e meus sinceros agradecimentos, admiração e respeito!

    ResponderExcluir