domingo, 11 de dezembro de 2011


Não existe anonimato na internet - Ciber crimes

Mesmo não havendo legislação específica, quem comete crime valendo-se do anonimato da internet não está isento de culpabilidade, já que a conduta do criminoso encontra amparo na legislação comum e especial.
Ou seja, quem ameaça, calunia ou chantageia alguém pela internet, valendo-se do anonimato comete crime, já que há todos elementos desta conduta inadequada encontram respaldo na lei penal.
Todo usuário de internet ao navegar em redes sociais ou no universo da web deixa rastros de seu IP facilmente identifícaveis, que são armazenados através de arquivos logs dos sites que visitou, logo não existe anonimato na internet.
A permissiva usada por covardes virtuais também não é absoluta.
Em São Paulo existe uma Delegacia especializada na apuração de crimes virtuais a Delegacia Especial de Crimes Eletrônicos cujo telefone é 11 2221-7030, com endereço na Av. Zaki Narchi, 152 - Carandiru - São Paulo/SP e e-mail: 4dp.dig.deic@policiacivil.sp.gov.br
Em conclusão lógica a internet não garante anonimato para quem comete crime, da mesma forma que não garante segurança plena ao usuário comum. 

Seguem dicas para segurança para navegar na internet:


CiberCrime - Crime Digital

Práticas criminosas utilizando meios eletrônicos como a Internet.
Uso das novas tecnologias para ações ilícitas como roubo, chantagem, difamação, calúnia e violações aos Direitos Humanos fundamentais. O ciberespaço também é um espaço público que reflete a diversidade e complexidade da sociedade, tanto nas qualidades quanto na possibilidade de atos ilegais.

PERIGOS NA REDE
Cuidado
Como todo crime, prejudica as pessoas moralmente ou financeiramente;
Quem quer praticar crimes pela Internet se aproveita da sensação de anonimato e de impunidade;
Precisamos respeitar as leis também online para manter a
Internet um espaço público aberto, livre e seguro;
Falsa crença de que a Internet é uma terra sem lei, do "posso tudo e ninguém me acha"
Dicas para manter-se Seguro
Divulgue o mínimo de informações pessoais na Internet, seja discreto;
Troque senhas com freqüência e evite utiliza r senhas fáceis como datas;
No trabalho ou na Lan House, não diga sua senha para ninguém nem deixe seu computador conectado ao se afastar da mesa;
Não grave arquivos confidenciais ou dados pessoais em Lan  Houses. Use pen drive ou CD e apague da área de trabalho os arquivos que abriu;
Percebendo alguma irregularidade em seu extrato bancário ou cartão de crédito, comunique imediatamente ao seu banco ou operadora;
Nas compras pela Internet, dê preferência para pagamentos com cartão de crédito ou boleto bancário e sempre procure empresas conhecidas e respeitadas;
Sempre desconfie de ofertas mirabolantes. O "conto do bilhete premiado" já chegou à Internet;
Veja mais dicas no www.safernet.org.br

Um comentário:

  1. Isso me lembra CyberBullying. Passei por uma situação constrangedora. Já que existem delegacias de crimes cibernéticos porque também não criam uma Vara específica? Beijos!

    ResponderExcluir